quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Medicamentos isentos de prescrição para consumo humano podem intoxicar e até matar cães e gatos


Ao se depararem com algum problema com o animal de estimação, muitas pessoas, ao invés de consultar o médico veterinário, preferem usar a própria experiência e fazer uso, por conta própria, de medicamentos humanos, o que pode causar danos irreversíveis ao cão ou gato.

Alguns medicamentos para consumo humano, que são vendidos livremente em farmácias por serem isentos de prescrição, podem causar nos cães e gatos intoxicação, alergia e até mesmo a morte do animal, como é o caso do paracetamol. 

Os órgãos do sistema digestivo dos animais não têm a capacidade de absorver e sintetizar os medicamentos frequentemente utilizados por humanos, como alguns tipos de ati-inflamatórios e analgésicos.

"Alguns medicamentos que são fabricados para humanos podem ser utilizados em animais e são receitados por veterinários, mas o dono precisa se atentar à dosagem indicada pelo profissional ou também causará problemas para a saúde do animal. O indicado para evitar qualquer risco de piorar o quadro de saúde do animal ou até mesmo causar a morte dele é sempre evitar a medicação sem prescrição e qualquer alteração o animal precisa ser consultado por um veterinário, que é a pessoa indicada para diagnosticar o problema e indicar o tratamento adequado", diz a veterinária Valéria Correa. 

Por: Thais Noronha (com informações DCI)