domingo, 11 de novembro de 2012

Novo aparelho é capaz de melhorar fala de gagos


Dispositivo é portátil e tem o tamanho de um telemóvel


Uma equipe de investigadores da Universidade de Mississippi, nos EUA, desenvolveu um aparelho capaz de melhorar a fala de pessoas que sofrem de gaguez.

O dispositivo é portátil, tem o tamanho de um telemóvel e permite que o paciente sinta vibrações na garganta quando fala ajudando-o a pronunciar as palavras de forma mais fluente e articulada.
Paul Goggans, investigador responsável pela criação do aparelho, assegura que é mais eficaz do que um dia de terapia da fala e apesar de não curar a gaguez permite reduzir a frequência com que determinado indivíduo gagueja.

A ideia surgiu porque Snyder tem sofrido toda a sua vida de um problema de gaguez e descobriu que poderia falar de forma mais fluente se colocasse o dedo na garganta sentindo a vibração da sua voz.           

Existem poucas alternativas disponíveis para um tratamento a longo prazo e o problema reduz oportunidades educacionais e ocupacionais. 

A equipe da Universidade do Mississippi – constituída por Goggans, DwightWaddell e Greg Snyder – estão transformando a ideia e já desenvolveram um protótipo do dispositivo que será testado em pacientes que sofram deste problema de fala.

Fonte: Ciência Hoje