quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O diabetes e a lipodistrofia


O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, ocasionada pela falta de insulina, ou incapacidade da insulina de exercer sua função de forma adequada. Com a deficiência de insulina (quantidade e/ou qualidade) faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem, ocasionando diversos problemas para o organismo.   

Com o aumento do açúcar circulante no sangue, ocorre outros problemas para o corpo, ocorre o aumento de gordura, os chamados lipídeos, aqui representados pelo colesterol e triglicérides. No Diabetes ocorre uma síndrome chamada lipodistrofia.         

A lipodistrofia é a uma síndrome onde nota-se a absorção e acúmulo de gorduras fora do normal. Ocorre um acúmulo de gorduras no abdômen, tórax e nuca, com consequente redução de gordura nas pernas, braços, nádegas e rosto. A lipodistrofia tende a piorar o estado do diabético, pois aumenta a resistência à insulina e aumenta ainda mais os níveis de glicose no sangue.

A adoção de hábitos saudáveis pode melhorar a condição de vida dos pacientes que possuem esta síndrome. Uma alimentação saudável, com frutas, verduras, carnes magras, exercícios físicos regulares, a retirada do álcool, cigarro, tende a melhorar a condição desses pacientes, fazendo com que a gordura corporal volte a ser depositada em seus locais corretos, com isso diminuindo as taxas de glicose e colesterol sanguíneo. 
      

Fonte: Portal Educação