segunda-feira, 4 de maio de 2015

Consumo de leite por adultos pode ter desvantagens

A comunidade científica tem-se divido no que diz respeito aos benefícios do consumo de leite por adultos. Alguns especialistas garantem mesmo que há também malefícios associados à ingestão deste produto.

Em declarações à agência Lusa, o nutricionista Nuno Velho Cabral explicou que “contrariamente ao que foi apregoado durante muitos anos, as evidências científicas têm vindo a confirmar que, realmente, também existem malefícios associados à ingestão de leite”. As doenças coronárias são um exemplo disso.

Obviamente que os malefícios associados ao consumo de leite são proporcionais à quantidade de leite ingerida, salvaguarda o nutricionista.

Nuno Velho Cabral recorda também que hoje existem muitos outros alimentos com elevado teor de cálcio, como os brócolis, as ameixas, os espinafres cozidos, a sardinha ou as sementes de chia.

O consumo do leite é muito incentivado pela indústria dos lacticínios para prevenir a osteoporose, mas o especialista alerta para os interesses económicos que estão por detrás deste incentivo.

“Neste momento, as pessoas cada vez mais procuram outras opções, incluindo substituir leite por outras bebidas de arroz ou amêndoa, ou ainda à base de soja. Sem sombra de dúvida que se pode fazer uma alimentação equilibrada sem prejudicar a nossa saúde, não bebendo leite”, afirma o nutricionista.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo de leite e produtos lácteos per capita no país teve uma quebra, embora pouco acentuada, entre 2009 e 2013.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário