segunda-feira, 25 de maio de 2015

GSK lança primeira vacina para prevenir a doença meningocócica causada pelo meningococo B no Brasil

Em 2014, de acordo com o Ministério da Saúde, 53% dos casos de doença meningocócica invasiva (DMI) diagnosticados em crianças com menos de cinco anos foram causados pelo meningococo B

A GSK acaba de trazer para o Brasil a primeira vacina para prevenir a meningite B do país. Conhecida internacionalmente como BEXSERO®, a nova imunização chega para preencher uma lacuna relacionada à proteção contra a Doença Meningocócica Invasiva (DMI) causada pelo meningococo B (MenB). A vacina é a única recomendada no Brasil para lactentes, crianças, adolescentes e adultos dos 2 meses aos 50 anos de idade.

A doença meningocócica invasiva apresenta fácil contágio, rápida evolução e alta letalidade, principalmente entre os lactentes. Um em cada dez casos tratados termina em morte nos EUA e no Brasil a taxa de letalidade é em média de 2 mortes em cada dez casos da doença. A rápida progressão da doença, com o agravante que seus sintomas iniciais são semelhantes aos de infecções virais como a gripe (o que pode retardar o diagnóstico), pode levar o indivíduo à morte em até 24 horas. Nesse contexto surge a importância de prevenir a doença por meio da vacinação.

“Presente nos Estados Unidos e na União Europeia, a chegada de BEXSERO® ao Brasil, primeiro país na América Latina a ter acesso a esta importante possibilidade de prevenção, representa um marco na imunização do país, que tradicionalmente é uma referência em seu Programa Nacional de Imunização (PNI). 

A vacina preenche uma lacuna e beneficia vários públicos, principalmente as crianças”, explica Felipe Lorenzato, gerente médico de Vacinas da GSK.

Fonte: Dikajob

Nenhum comentário:

Postar um comentário