domingo, 5 de julho de 2015

Como ter um bom hálito?

Na Internet, você pode até ser só bonitão, até mesmo ter um bom papo para conquistar alguém. Mas e na vida real? Muitas pessoas sofrem com problemas de mau hálito e não conseguem se livrar daquele cheiro ruim que sai de suas bocas. O cheiro ruim geralmente é causado por bactérias e alimentos que comemos. 

Você pensa que um chiclete ou bala vão resolver o problema? Eles no máximo conseguem disfarçar o mau hálito e se tiverem açúcar podem piorar um tempo depois. O negócio mesmo é tomar água regularmente.

Um dos grandes causadores do mau hálito é a boca seca. Se a boca fica seca, as células mais da superfície morrem e viram um prato cheio para as bactérias que vivem em nossa boca. A digestão destas células acaba provocando o cheiro ruim.

A segunda coisa a fazer é escovar e passar o fio dental depois de todas as refeições. Entre os dentes e nos cantinhos da boca ficam alguns pedaços de comida que servem para aumentar ainda mais a população de bactérias. Se não der para escovar os dentes, pelo menos não se esqueça de passar o fio dental. Ele é essencial pois vai tirar o resto de comida que fica em cantinhos da boca que são verdadeiros “hotéis” de bactérias.

Os enxaguantes bucais funcionam? Eles funcionam tanto como as balas e chicletes, melhorando o hálito momentaneamente, o ideal mesmo é escovar a língua e passar o fio dental e também ter uma alimentação melhor para evitar o mau hálito.


Isto mesmo! O que a gente come é que é o maior causador de mau hálito. Certas proteínas, dietas ricas em carboidratos e coisas com odor forte como alho, cebola, bebidas alcoólicas, café e cigarros pioram muito o cheiro das nossas bocas.

Em vez de tomar café prefira tomar um chá verde, que te deixa atento, mas é bem suave e não deixa cheiro forte na boca. Abuse dos vegetais e frutas duras como cenouras ou maçãs. Eles ajudam a remover as bactérias alojadas principalmente nos dentes e também na hidratação da boca pela saliva.

Abuse dos condimentos e especiarias, como a canela, e se você tem problemas crônicos de mau hálito, opte por uma dieta de baixa carboidrato. Além de fazer bem para o cheiro da sua boca, também vai contribuir muito para a sua saúde em relação às gorduras que você ingere.

Para terminar, como podemos identificar que estamos com mau hálito? Dar uma baforada na mão e cheirar infelizmente não funciona. O ideal é lamber uma colher, esperar ela secar e conferir se o cheiro está ruim.

Você também pode conferir como está a sua língua. Se ela está rosada e úmida, dificilmente você terá problemas de mau hálito, apenas se for um caso de halitose proveniente do estômago. Se estiver pálida, seca e rachada procure seguir as dicas acima para estar com um hálito bom.



Nenhum comentário:

Postar um comentário