sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Paciente recebe costelas novas impressas em 3-D

Costelas de titânio

Um paciente espanhol com câncer recebeu um implante inédito, fabricado por impressão 3-D: um esterno e costelas, feitas de titânio.

A cirurgia demonstra o potencial da impressão 3D para a fabricação de órgãos e implantes sob medida, para inserção direta nos pacientes.

Devido a um diagnóstico de sarcoma da parede torácica, a equipe cirúrgica decidiu remover o esterno e uma parte da caixa torácica de um homem de 54 anos de idade.

Para substituir a estrutura óssea, foi projetado um implante específico para o paciente. O projeto foi enviado para o laboratório CSIRO, na Austrália, onde uma impressora 3D capaz de imprimir metais foi utilizada para fazer o trabalho.

"Nós pensamos... talvez pudéssemos criar um novo tipo de implante que pudéssemos personalizar integralmente para replicar as estruturas complexas do esterno e das costelas," contou o Dr. José Aranda, do Hospital Universitário de Salamanca. "Queríamos oferecer uma opção mais segura para o nosso paciente, e melhorar a sua recuperação pós-cirurgia."

Implante de titânio impresso

"Implantes lisos e placas exigem parafusos para uma fixação rígida, que podem se soltar com o tempo. Isso pode aumentar o risco de complicações e a possibilidade de reoperação," comentou o professor Andrew Batty, responsável pela construção do implante.

Usando dados de tomografia computadorizada de alta resolução, a equipe foi capaz de fazer uma reconstrução 3D da parede torácica e do tumor, permitindo que os cirurgiões planejassem e definissem com precisão as margens de ressecção.

Todo o trabalho foi descrito no European Journal of Cardio-Thoracic Surgery, e agora espera-se que outras equipes comecem a usar a tecnologia de impressão 3D de implantes metálicos em benefício dos seus pacientes.

Fonte: Diário da Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário