quinta-feira, 7 de abril de 2016

Dieta pode reverter Diabetes tipo 2 por pelo menos seis meses

Em 2011, Roy Taylor, professor da Universidade de Newcastle, Reino Unido, mostrou que era possível reverter o diabetes do tipo 2 com uma dieta de baixas calorias. O estudo original, no entanto, teve curta duração, de apenas oito semanas, o que levantou dúvidas quanto ao tempo que os beneficiados ficariam livres do diabetes. Agora, porém, um novo estudo do próprio Taylor indica que a reversão permanece por ao menos seis meses em quem consegue manter o peso mais baixo alcançado com a dieta, mesmo que tenha convivido com a doença por até dez anos.

Na nova pesquisa, 30 voluntários diagnosticados com diabetes do tipo 2 entre seis meses e 23 anos antes seguiram a dieta original, ingerindo entre 600 e 700 calorias diárias. Os participantes perderam em média 14 quilos, e nos seis meses seguintes nenhum engordou ao voltar a se alimentar normalmente, mas ingerindo dois terços da quantidade de comida de antes da dieta.

Dos pacientes, 12 que tinham diabetes há menos de dez anos, ou 40%, reverteram a doença e continuaram livres dela durante todo período. Segundo Taylor, mesmo que depois da dieta eles ainda estivessem com sobrepeso ou obesos, ela já teria sido suficiente para remover a gordura que se acumulava no pâncreas, e o órgão voltou a produzir insulina normalmente.

Com informações do O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário