Pesquisadores americanos desenvolveram um exame de sangue que tem por objetivo identificar pacientes no estágio inicial da doença de Alzheimer. De acordo com os resultados do estudo, publicados em "Alzheimer's and Dementia", os biomarcadores podem ajudar a diferenciar entre o estágio de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) causado por Alzheimer e o comprometimento cognitivo por outras causas.

Em vários testes, os 50 biomarcadores tiveram uma acurácia de 100 por cento na distinção entre pacientes com CCL secundária a Alzheimer e controles saudáveis. Uma maior diferenciação entre pacientes com Alzheimer precoce no estágio CCL e aqueles com Alzheimer mais avançado, leve a moderado, gerou resultados igualmente precisos (98,7 por cento), bem como a detecção do estágio inicial da doença de Parkinson (98,0 por cento), esclerose múltipla (100 por cento) e câncer de mama (100 por cento).
"Cerca de 60 por cento de todos os pacientes com CCL têm CCL causada pelo estágio inicial da doença de Alzheimer. Os demais 40 por cento dos casos são causados por outros fatores, incluindo problemas vasculares, efeitos colaterais de medicamentos e depressão. Para oferecer os cuidados adequados, os médicos precisam saber que casos de CCL são devidos ao Alzheimer inicial e quais não são," disse a principal autora do estudo, Cassandra DeMarshall. Contudo, o uso do painel de biomarcadores para CCL como exame de sangue para a detecção precoce da doença de Alzheimer se juntará a um estudo maior e bem-sucedido de replicação usando uma coorte independente de pacientes.
Com informações da Univadis
Nenhum comentário:
Postar um comentário