quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Os diferentes efeitos antiacne dos contraceptivos hormonais

Um estudo publicado no Journal of Drugs in Dermatology mostrou que cada anticoncepcional hormonal tem um efeito diferente na acne. Enquanto uns tem efeitos positivos, outros podem até piorar as lesões na pele.

Os pesquisadores analisaram os relatos sobre os efeitos dos contraceptivos na acne de mais de 2 mil pacientes, que faziam uso de algum tipo de anticoncepcional hormonal.

Os resultados mostraram que os contraceptivos que tem um efeito positivo na melhora das lesões da pele são: anel vaginal e anticoncepcionais orais combinados. Entre os orais, uma hierarquia surgiu com base na progestina, na qual a drospirenona era mais eficaz do que o norgestimato; e desogestrel melhor que o levonorgestrel e noretindrona para todas as comparações de pares. A presença de progestina de dosagem trifásica teve um efeito positivo. Já a variação na dose de estrogênio não teve efeito significativo.

Nos pacientes que usavam injeções de depósito, implantes subcutâneos e dispositivos intrauterinos hormonais, foi observado uma piora nas lesões na pele.

O estudo concluiu, portanto, que há uma diferença significativa entre os efeitos antiacne nos anticoncepcionais hormonais, que devem ser considerados na hora de fazer a prescrição para o paciente.

Referências:

• NEWS.MED.BR, 2016. Contraceptivos hormonais e acne: uma análise sobre o efeito antiacne dos diferentes anticoncepcionais hormonais. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/1271563/contraceptivos-hormonais-e-acne-uma-analise-sobre-o-efeito-antiacne-dos-diferentes-anticoncepcionais-hormonais.htm>

Com informações de Vanessa Thees - Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde & Tecnologia – PebMed 

Nenhum comentário:

Postar um comentário