segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Sinusite crônica do adulto

A sinusite crônica (rinossinusite crônica) é um quadro clínico comum que envolve a inflamação persistente do nariz e dos seios nasais

O que causa a sinusite crônica?

Adultos têm quatro seios nasais cheios de ar de cada lado do rosto. Eles se localizam nas bochechas, testa e entre os olhos. Inflamação nesses seios nasais pode gerar edema e excesso de muco. Isso pode bloquear a respiração e a drenagem nasal. A inflamação pode ter mais de uma causa. Por exemplo, você pode ter uma infecção. Você também pode ter problemas com o seu sistema imune ou ficar sensível a alguma coisa que você respirou. A sinusite crônica pode reduzir a sua qualidade de vida, capacidade de ter um sono reparador, e também a sua capacidade de trabalho.

Quais são os sintomas?

• Nariz entupido ou congestionado
• Drenagem espessa do nariz
• Pressão ou desconforto no rosto
• Olfato ou paladar reduzido ou nenhum

Se você tem dois ou mais desses sintomas, e eles já duraram mais de 3 meses, é possível que você tenha sinusite crônica. Você também deve ter períodos em que os sintomas pioram. Esses períodos são chamados de surtos (exacerbações). Surtos nem sempre significam que você tem uma infecção. Mas geralmente surtos precisam ser tratados com medicamento. Algumas pessoas relatam ter “dores de cabeça de sinusite”. Mas essas dores de cabeça raramente são causadas pela sinusite. Por exemplo, a dor pode estar relacionada a enxaqueca ou dores de cabeça de tensão. 

Como é feito o diagnóstico da sinusite crônica?

Seu médico examinará o seu histórico médico e olhará dentro do seu nariz para ver a extensão do edema. Ele também examinará problemas que podem causar seus sintomas. 

Seu médico também poderá sugerir alguns exames. Na endoscopia nasal, o médico usa um instrumento para examinar bem fundo no nariz e seios nasais. Isso dá informações sobre o edema e qual tratamento você precisa. Uma tomografia computadorizada (TC) do seio nasal é um tipo especial de raios-X. Esse teste pode dar mais informações sobre o inchaço do seio nasal (se está muito ruim; onde está). Seu médico pode pedir uma tomografia computadorizada para ajudar a descartar outras doenças, ou se o tratamento não ajudou seus sintomas.

Como é tratada a sinusite crônica?

O objetivo principal do tratamento é reduzir o edema e evitar surtos.
Reduzir o edema pode melhorar sua qualidade de vida. A maioria das pessoas precisa de tratamento diário de longo prazo (“manutenção”). Os tratamentos comumente utilizados são

• Corticosteroides. Esses medicamentos diminuem o edema do seio nasal. Alguns deles podem ser tomados por via oral. Mas sprays, lavagens ou gotas nasais são preferenciais, já que levam o medicamento diretamente para o edema. E também apresentam menos probabilidade de causar efeitos colaterais.
• Enxaguar com solução salina (irrigações). É usada com frequência para lavar muco, bactérias e partículas do nariz e dos seios nasais. 
• Outros medicamentos. Incluem antibióticos e outros medicamentos. Seu médico pode explicar as opções e como são utilizadas.

Com informações de Univadis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário