segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Trombose venosa profunda

Trombose venosa profunda (TVP) é a formação de um coágulo numa veia profunda sob a pele

Os locais mais comuns de coágulos venosos profundos são a perna e a coxa. Também podem ocorrer na região pélvica e no braço.

Causas de TVP

As causas de trombos (coágulos) incluem fluxo sanguíneo lento, lesão da parede de uma veia, ou sangue com tendência maior de coagulação.

• Pouca movimentação pode causar fluxo lento de sangue, o que aumenta o risco de TVP. Pouca atividade pode ser devido a repouso prolongado após uma cirurgia ou devido a uma doença.
• Lesão de uma veia profunda decorrente de fratura, cirurgia ou lesão muscular grave pode levar a TVP.
• O estrogênio nas pílulas anticoncepcionais ou terapias hormonais faz com que o sangue tenha mais probabilidade de coagular. O risco de coágulos também é mais alto durante a gestação e até seis semanas após o parto devido ao aumento de estrogênio.

Fatores que aumentam o risco de TVP

• Câncer e alguns distúrbios sanguíneos herdados (genéticos) aumentam o risco de coágulos.
• Certos quadros clínicos de longa duração, incluindo doença do coração e doença inflamatória intestinal, aumentam o risco de TVP.
• Outros fatores que aumentam o risco de TVP são idade avançada, sobrepeso ou obesidade, ter tido TVP no passado e ter um membro da família que já teve TVP.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de TVP ocorrem no local do coágulo. Eles incluem inchaço, calor, dor ou sensibilidade e vermelhidão da pele. A trombose venosa profunda também pode ocorrer sem sintomas.

Complicações

Um coágulo ou parte de um coágulo sanguíneo em uma veia profunda pode se soltar e ser transportado pela corrente sanguínea. Um êmbolo (coágulo solto) que chega até os pulmões é chamado de embolismo pulmonar (EP). A maioria dos EPs é tratável, mas um EP grande pode bloquear totalmente o fluxo sanguíneo para os pulmões e pode ser fatal. Os sintomas de um EP podem incluir falta de ar, dor ao inspirar profundamente, batimentos cardíacos acelerados, tosse com sangue, tontura e desmaios.

Tratamento

Anticoagulantes (afinadores do sangue) são usados para tratar TVP. Esses medicamentos dificultam a coagulação do sangue, impedindo que a trombose venosa profunda se agrave. Meias compressoras podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço da TVP.

Como ajudar a prevenir a TVP

Se você ficar sentado por um longo período (como durante uma viagem), faça exercícios simples com as pernas, como esticar e flexionar os pés. Levantar-se e andar um pouco periodicamente também pode ajudar. O mesmo conselho é válido se você está confinado a uma cama devido a uma doença ou cirurgia. Depois de alguns dias de repouso ou da cirurgia, ficar ativo o mais rápido possível pode ajudar a prevenir coágulos. Se você tem risco aumentado de TVP, seu médico pode recomendar que você tome um anticoagulante ou use meias de compressão. Ter uma vida ativa e manter um peso saudável também reduzem o risco de TVP.

Com informações de Univadis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário