Parceria Farmacêutica Curiosa e UninCor Pouso Alegre - MG

domingo, 30 de outubro de 2016

Apoptose



A apoptose se inicia de dois modos:
- Sinalização ativa;
- Retirada de fatores de sobrevivência.

Os sinais positivos são, por exemplo, a ligação do fator de necrose tumoral (TNF) ao seu receptor (TNFR) na membrana plasmática de linfócitos. A ligação de glicocoticóides a receptores no núcleo de linfócitos do timo tem o mesmo efeito. A retirada de hormônios do crescimento, essenciais para a sobrevivência de certas células, envia um sinal negativo que também inicia a apoptose. Por exemplo, a castração é acompanhada por um decréscimo na concentração de testosterona no sangue, que leva à apoptose das células da próstata.

Como os sinais de apoptose desencadeiam a morte celular?

- O sinal inicia na membrana celular deve ser transmitido para as enzimas executoras (também chamadas caspases de execução) através de uma cascata que envolve tanto a ativação de promotores como a inativação de inibidores da apoptose.

O que acontece à célula durante a apoptose?

- O núcleo torna-se picnótico ou se fragmenta. Os fragmentos nucleares juntos com partes do citoplasma são acondicionados em vários corpúsculos apoptóticos cercados por membrana, que são liberados nos espaços intersticiais. Os corpúsculos apoptóticos são fagocitados por células vizinhas ou por macrófagos.

Fonte: Segredos em Patologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário