Parceria Farmacêutica Curiosa e UninCor Pouso Alegre - MG

domingo, 30 de outubro de 2016

O que é atrofia, hipertrofia, hiperplasia, metaplasia e displasia?




Que é Atrofia?

É a redução no tamanho de células, tecidos ou órgãos. As células atróficas são menores que o normal, porque seus núcleos e citoplasmas encolheram. Os tecidos compostos de células atróficas são claramente menores. No entanto, também podem diminuir de tamanho, devido à perda de células. Tal atrofia é também chamada involução e é, geralmente, um fenômeno irreversível relacionado à idade.

Que é Hipertrofia?

É um aumento de tamanho de órgãos, devido a um aumento de tamanho das células que os compõem, sem um aumento no número das células.

Que é Hiperplasia?

É um aumento no tamanho de um órgão devido a um aumento no número das células que o compõem.

Que é Metaplasia?

É a sunstituição de um tipo de célula madura por um outro tipo. Por exemplo, a substituição do epitélio bronquial, colunar estratificado por epitélio escamoso é um exemplo de metaplasia escamosa que ocorre em fumantes. A metaplasia gástrica do esôfago, denominada esôfago de Barret é, na maioria das vezes, causada por irritação crônica por sucos gástricos durante o refluxo gastroesofágico.

O que é Displasia?

É a proliferação celular excessiva acompanhada de ausência ou escassez de diferenciação (atipias) - comum no colo uterino. Conforme o grau pode ser: leve, moderada e grave.

Fontes:
Segredos em Patologia - Ivan Damjanov
http://slideplayer.com.br/slide/5782520/


Nenhum comentário:

Postar um comentário