quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Tratamentos para náuseas e vômitos durante a gravidez

Náuseas e vômitos durante a gravidez, também conhecido como “enjoo matinal” é um problema comum e tratável

Ninguém sabe exatamente por que náuseas e vômitos ocorrem durante a gravidez, mas os sintomas são muito comuns e apresentados por mais de 85% das gestantes. A expressão “enjoo matinal” não é inteiramente precisa, pois a maioria das mulheres apresenta os sintomas durante todo o dia. 

Os sintomas podem variar de leves a graves, às vezes exigindo hospitalização devido à perda de peso e desidratação. Hiperêmese gravídica, a forma mais grave de náuseas e vômitos durante a gravidez, afeta até 3% das gestantes. Os sintomas de náuseas e vômitos são, geralmente, mais graves no início da gravidez. 

A maioria das mulheres se sente melhor a partir do quarto ou quinto mês de gestação, mas algumas podem apresentar sintomas durante toda a gestação.

Abordagem terapêutica

Como não existe causa clara para náuseas e vômitos durante a gravidez, o foco do tratamento é a redução da gravidade dos sintomas.

A primeira abordagem é prevenir os sintomas mudando a dieta. Por exemplo, comer alimentos brandos, secos, ricos em carboidratos e proteínas e evitar alimentos com sabores e odores fortes, pode ajudar. Também ajuda comer refeições menores e com maior frequência e comer antes de sentir fome, pois estar com o estômago vazio pode piorar os sintomas. Tomar goles de líquidos gelados e chupar pequenas pedras de gelos também pode ajudar. 

Contudo, se a alteração na dieta não for suficiente, existe uma variedade de tratamentos com prescrição e de venda livre disponíveis. 

A edição de 04/10/2016 do JAMA incluiu um artigo que discute várias opções terapêuticas que já foram estudadas. Em geral, os estudos realizados sobre o tópico não têm sido da melhor qualidade; portanto, é difícil saber a eficácia de cada um desses tratamentos.

Foi demonstrado que as opções discutidas abaixo trazem pelo menos algum benefício, mas são necessárias pesquisas com maior qualidade.

Opções de tratamento

Dentre os medicamentos de venda livre que provaram ser úteis para náuseas e vômitos leves durante a gravidez estão:
• Gengibre
• Vitamina B6 (piridoxina)
• Scupressão (usando sea-bands)

Dentre os medicamentos vendidos sob prescrição que provaram ser úteis para náuseas e vômitos moderados durante a gravidez estão:
• Vitamina B6/doxilamina combinados
• Anti-histamínicos (p. ex., hidroxizina)
• Antagonistas da dopamina (p. ex., metoclopramida ou prometazina)
• Antagonistas da serotonina (p. ex., ondansetrona)

Corticosteroides têm sido usados na hiperêmese gravídica e em outros casos graves de náuseas e vômitos, mas seu uso não foi bem estudado e seus benefícios não foram bem estabelecidos. Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicamento prescrito ou de venda livre durante a gravidez.

COm informações de Univadis

Nenhum comentário:

Postar um comentário