segunda-feira, 10 de julho de 2017

Tratamento da psoríase com biológicos eficaz a longo prazo

O tratamento da psoríase com medicamentos biológicos mostrou uma grande eficácia a longo prazo, indicou um estudo.

Conduzido por uma equipe de investigadores liderados por Marcus Schmitt-Egenolf, docente no Departamento de Saúde Pública e Medicina Clínica na Universidade de Umeå, Suécia, o estudo envolveu o seguimento de 538 pacientes durante um período de até 10 anos que fizeram tratamento à psoríase com medicamentos biológicos.

Segundo o autor principal do estudo, “a maioria dos estudos nesta área são iniciados pela indústria e conduzidos em ambientes controlados que são ultimamente benéficos para o seu produto. Consequentemente, esses estudos não conseguem predizer como é que um produto irá funcionar em circunstâncias da vida real”. 

Para este estudo, os investigadores basearam-se em dados recolhidos de várias consultas efetuadas por pacientes com psoríase.  

A equipe considerou três medidores diferentes: o Índice de Área e de Severidade da Psoríase (PASI), um medidor clínico, o Índice Dermatológico de Qualidade de Vida (DLQI nas suas siglas em inglês), que mede o impacto das doenças de pele sobre a qualidade de vida e o questionário EQ-5D que mede a qualidade de vida de forma geral.

Como resultado, foi determinado que relativamente aos três parâmetros de medição foram encontradas diferenças substanciais entre o período anterior ao tratamento com medicamentos biológicos e o período após a mudança para os mesmos, tanto três a cinco meses após a mesma, como durante todo o período de observação.

“Os nossos resultados sugerem que tanto a eficácia clínica como os efeitos impressionantes sobre a qualidade de vida do tratamento biológico quando usado na prática clínica mantiveram-se ao longo do tempo”, disse Marcus Schmitt-Egenolf.

“Estes resultados poderão motivar os médicos a iniciarem e continuarem o tratamento biológico em pacientes que tenham resultados insatisfatórios com o tratamento convencional”, acrescentou.

O tratamento da psoríase com medicamentos biológicos surgiu no início do século, trazendo uma menor toxicidade, maior erradicação da doença e uma melhor qualidade de vida.

Com informações de ALERT Life Sciences Computing, S.A. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário